quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Jovens de hoje tomam menos sol

Um estudo desenvolvido pela USP aponta que apesar de o Brasil ser um país com grande incidência de luz solar, os adolescentes podem não estar se expondo o suficiente para sintetizar a vitamina D na quantidade necessária para o organismo

Manoel de Barros prepara 'à mão' seu novo livro


A vitalidade do poeta Manoel de Barros é invejável. Próximo dos 93 anos (completa em dezembro) e apesar das dificuldades auditivas e de visão, ele escreve mais um livro. O teor ainda é um mistério mas, segundo sua primeira e mais fiel leitora, a mulher Stella, trata-se de sua obra-prima. “Manoel escreve à mão, como de hábito, com uma caligrafia muito particular”, comenta Pascoal Soto, diretor editorial do Grupo Leya do Brasil, que contratou a obra do poeta mato-grossense - serão 17 títulos e esse inédito, a partir do próximo ano. “Quando recebo correspondência do Manoel, minha pulsação aumenta: são os originais de uma poesia inigualável.”

Dicas para preparar a receita original

Cortar - Descasque e corte as maçãs ao meio. Tire as sementes e divida cada metade em três pedaços. Você também pode usar a maçã inteira, como gosta de fazer o chef Henri Schaeffer. Não fica exagerado, porque ela murcha.
Untar - Espalhe na superfície de uma fôrma ou panela 50 gramas de manteiga amolecida. Por cima, polvilhe 50 gramas de açúcar. O truque de Schaeffer é misturar ao açúcar 1 grama de pectina, o que deixa a tarte tatin mais gelatinosa e firme.
Espalhar - Acomode os pedaços de maçã sobre a fôrma, enfileirados e apoiados uns nos outros, formando círculos. Não deixe muito espaço entre os gomos de maçã. Adicione mais 200 gramas de açúcar e leve ao fogo baixo para caramelizar por cerca de 25 minutos. Cuidado para não deixar queimar.
Amassar - A massa mais usada é a sablé - farinha de trigo (200 gramas), açúcar (100 gramas), manteiga (150 gramas), 1 ovo e uma de pitada de fermento e sal -, mas Schaeffer recomenda a folhada. Abra a massa e corte-a em formato de círculo. O diâmetro deve ser um pouco menor que o do recipiente usado como fôrma.
Cobrir - Depois que as maçãs caramelizarem, ponha o círculo de massa por cima. Pressione a massa delicadamente com os dedos, de modo que grude na camada de fruta. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que doure.
Servir - Ao tirar do forno, espere um pouco para desenformá-la Quando ainda está muito quente, a fruta pode grudar no fundo da fôrma. A dica é servi-la morna, acompanhada de chantilly, sorvete ou creme de baunilha.

Recado aos dependentes de drogas:

Sabe jovens, eu também já fui como vocês. E assim como um deficiente físico precisa de uma muleta para se locomover, eu também precisava das drogas para me sentir bem. Porém eu não vivia, apenas me arrastava pelo chão da vida enquanto era pisoteada pelos que passavam apressadamente em busca de um futuro promissor, futuro que eu parei de buscar quando entrei no submundo das drogas. Cheguei ao fundo do poço, perdi o apoio dos familiares e de todas as pessoas de bem, busquei ajuda entre os amigos do vício, porém, eles não puderam me ajudar pois se encontravam no mesmo fundo de poço que eu. Mas eis que por um milagre, meus pés tocaram em uma mola que havia nesse fundo de poço e num impulso fez-me saltar para cima acordando-me para a realidade. E hoje aqui estou, escrevendo este recado para vocês, talvez este meu depoimento sirva de mola para algum de vocês, porque foi através de um depoimento assim que me fez saltar para cima deixando todo lodo lá embaixo. Infelizmente no passado eu fiz parte de um grupo de seres inúteis e desprezíveis que causam nojo, desconfiança e medo a todos. Eu achava que era muito “pra frente” em ser muito louca e acabei ficando para trás; parentes e amigos do meu tempo de menina foram bem-sucedidos na vida e eu me vejo praticamente de mãos vazias. Louvo a Deus que me preparou uma pequena e humilde moradia, do contrário ainda estaria ao léu. O que me deixa perplexa é a proposta de alguns políticos na liberação das drogas. O que eles pretendem, matar esses jovens mais depressa? Não seria mais humano criarem recursos para tratá-los e assim recuperá-los devolvendo-lhes a vida, a dignidade e a honra? Jovem, você sabia que todos que compram a droga, alimentam a morte? Pois esse dinheiro que você gasta serve para compra de armas; armas que ceifam inúmeras vidas. Acorda tu que dorme o sono dos mortos vivos, acorde para vida antes que seja tarde demais. Eu achava que os que não se drogavam eram quadrados, hoje descobri que o quadrado tem quatro pontas e não rola pelo mundo como eu rolei... e como rolei, sofri desprezo, fome e frio, não achava quem se apiedasse de mim, mas como achar se eu não tinha a autopiedade? Como é jovem! Vai sair dessa? Ou vai ficar chafurdando a lama como um porco no chiqueiro? Se eu consegui, você também consegue, é só querer.
postado por:GENETE HUNGRIA DE CAMPOS

Algumas dicas para abaixar o colesterol

Elevados de colesterol no sangue é um importante fator de risco para doença cardiovascular. Comer uma dieta saudável, pobre em gordura saturada e colesterol é essencial para manter um controle adequado de colesterol no sangue.


Prepare um belo sanduíche de pão de farinha de trigo com a Turquia e muitos vegetais. Descarte de cachorros-quentes, salame e salame de Bolonha. Todos estes são altamente processados e cheia de gordura e colesterol.Peixes como o salmão, é bom. Olhe para as variedades de salmão vermelho, que são ricos em ácidos Omega-3 (gordura boa).




Evitar os ácidos graxos não só eleva o LDL (lipoproteína de baixa densidade ou "mau" colesterol), que também pode diminuir o HDL (lipoproteína de alta densidade ou "bom"). Move alimentos como margarina, gorduras e alimentos processados que contêm óleo de soja parcialmente hidrogenado.



Limite de sobremesas e tentar comer apenas os alimentos mais saudáveis, como bolo de anjo, biscoitos, farinha e dieta iogurte congelado.



Comer alimentos ricos em fibras. Estes são: farinha de trigo, aveia, frutas, legumes, feijões e outros cereais. Para os cereais na caixa de dizer que "podem ajudar a diminuir o colesterol.



Se você comer bife ou hambúrgueres de tentar fazer tudo na chapa sem óleo.



Encontrar um novo molho para salada. A maioria deles estão cheios de ácidos graxos e colesterol. O azeite é bom, e você pode adicionar vinagre ou sumo de limão.Você pode exagerar frutas e verduras que não contêm colesterol e fornecer muitos nutrientes e antioxidantes. Aqui estão alguns exemplos: ervilhas, brócolis, couve-flor, maçãs, laranjas, manga, papaia, ananás (abacaxi), tomate, alho, cebola, espinafre, banana, kiwi, etc.


Evite fast food como batata frita e nada de fritar. Estes alimentos aumentar seu foguete colesterol. Uma recomendação: fique longe das sessões em fast-food local.




Use especiarias como pimenta e orégano para dar sabor às suas refeições.



Não faça nada fora deste mundo para baixar o colesterol. Agora, você deve acrescentar a atividade física. Andar a pé, natação, futebol ou qualquer outro esporte.

Irrigação Cerebral

O cérebro é um órgão que depende de oxigênio e glicose, contribui para o sangue.

A poucos minutos sem irrigação são suficientes para causar a morte de neurônios e, portanto, danos, irreversíveis.

O sangue chega ao cérebro através das artérias carótidas (em ambos os lados do pescoço) e basilar (através dos ossos do pescoço).

Em pessoas com hipertensão, diabetes, tabagismo, com o colesterol elevado ou doença cardíaca pode acontecer para formar um trombo ou uma embolia que cortou drasticamente o sangue através de uma região do cérebro (trombose ou embolia).

Se a obstrução permanece alguns minutos, ocorre um dano irreversível, com a morte de neurônios (células que não pode ser dividida, de modo que não pode ser substituído, apenas substituído por alguns neurônios, perto da longa duração, se for o caso).

Como resultado, você perde a função cerebral que fez as células mortas.

Sua freqüência aumenta com a idade e é a terceira principal causa de morte em idosos.

A luta por um emprego: o que fazer?

  Carlos Araújo


Não há nada mais ilustrativo de uma situação de desamparo do que o desemprego. Os dias passam, as contas começam a vencer, e não há salário atual ou previsto no curto prazo para fazer frente às necessidades que se inpõem com força descomunal. O risco de cair no desânimo é iminente. E, se isto acontecer, o drama só tende a piorar. Então, o que fazer?










Num dos muitos telefonemas de um dia útil, um amigo que eu não via há muito tempo me ligou para pedir ajuda na luta por uma vaga no mercado de trabalho. Semanas antes, outro amigo havia me ligado fazendo o mesmo pedido, e notei que seu tom de voz refletia sofrimento. Outro dia, abri o e-mail e uma das mensagens era a de outro amigo solicitando vaga de trabalho. Todos os três tinham experiência profissional e bons currículos. Então, por que estavam desempregados? Há situações tão dramáticas que dispensam explicações sobre motivos, origens, processos. O que vale é a solução.










O amigo que me ligou disse que não sabia mais o que fazer. Estava naquela fase em que o desânimo é o pior inimigo. Eu gostaria de saber onde havia a vaga que ele procurava para determinar o fim dos seus problemas. Por enquanto, eu só tinha palavras para colaborar com ele. E foi com estas palavras que eu tentei ajudá-lo:










“Você tem duas alternativas: ficar chorando ou se levantar e sair à luta. Como chorar não vai levá-lo a lugar algum, a situação o obriga a lutar por um emprego. E de que forma? Dedique todo o horário comercial dos dias úteis, todos os dias, para a tarefa de buscar um emprego. Faça dessa rotina o seu trabalho. Fique atento a todas as possibilidades, desde os órgãos públicos que oferecem vagas até anúncios em jornal, agências, dicas de amigos. E tudo isso ao mesmo tempo, sem descanso, como se estivesse atirando para todos os lados. E esteja disposto até a trabalhar fora de sua cidade, se houver necessidade. Numa situação como essa, não há muito o que selecionar. Imagine-se em guerra e você tem a obrigação de vencer.

Às vezes a solução não está no emprego formal com carteira assinada. Dia desses, um eletricista começou a fazer serviços em residências. O número do celular nas portas do carro, ele vai aonde é chamado e resolve os problemas elétricos de muita gente. Com isso, está conseguindo pagar as contas.







Karl Marx, nos seus estudos sobre o mundo do trabalho, teria previsto esse tipo de saída?