quarta-feira, 5 de maio de 2010

Governadora Ana Julia ,Crítica Diretor Avatar

 Governadora do estado  do Pará respondeu ao diretor de cinema James Cameron crítica famoso dos planos para construir um complexo de hidrelétricas na região amazônica, dizendo: quinta-feira que a barragem vai ajudar a reduzir a desigualdade social em uma área onde "a pobreza não é ficção científica. "

"É compreensível que Hollywood está preocupada com o meio ambiente, mas sua visão está muito longe da nossa realidade", Ana Julia Carepa disse , referindo-se às manifestações contra a barragem envolvendo o diretor de "Avatar" e alguns membros do cast da bilheteria de filmes maiores da história.

Carepa, disse em entrevista por telefone que o Pará está firmemente empenhado em proteger o ecossistema da Amazônia e citou como exemplo um programa em que 1 bilhão de árvores sejam plantadas até 2013.

"É um objetivo igual que a ONU (Programa de Meio Ambiente) estabeleceu para todo o planeta, mas (a nossa campanha é) apenas para este estado ", Carepa disse, acrescentando que Cameron eo resto da" equipe Avatar "são convidados a aprender sobre o projecto da barragem, em primeira mão e também "ajudar a plantar árvores."

Cameron, a atriz Sigourney Weaver eo ator Joel David Moore participou recentemente em marcha em Brasília para manifestar apoio aos índios e grupos de pessoas que se opõem à construção da hidrelétrica Belo Monte estação, o que implicará a construção de um principal gigante barragem no rio Xingu -, no coração do Estado do Pará -, bem como canais de massa para o transporte de água para a usina.

críticos, unidos por brasileiros Procuradoria Geral da República e vários juízes, dizem que a represa proposta causaria "grave "danos ao ecossistema amazônico, quando as lideranças indígenas afirmam a construção irá deslocar cerca de 50.000 índios que vivem no Pará.



O governadora acrescentou que casas, escolas e clínicas serão construídas na área e que as instalações de saneamento básico serão prestados a 12 mil pessoas que deverão ser deslocadas pela barragem.

A hidrelétrica também terá um impacto econômico importante em uma área em que a pobreza eo desemprego galopante, afirmou Carepa.

Ela disse que a construção do projecto irá criar cerca de 18.000 diretos e 23.000 empregos indiretos, e uma vez que a barragem vem online vai ajudar a impulsionar a economia do Pará e gerar mais emprego muito.

Por exemplo, a governadora disse que a região norte do Brasil é muito rica em bauxita mas só tem exportado o mineral até agora, em vez de convertê-lo em alumínio, devido em parte à falta de um pronto fornecimento de eletricidade.

"Belo Monte permitirá Para deixar de ser apenas um exportador de matérias-primas, criará empregos e (mais) rendimentos e abrir as portas para o desenvolvimento ", disse ela.

Segundo a governadora, um estado com recursos limitados como o Pará "não pode ser condenada à pobreza e ao desemprego" e tem o mesmo direito ao desenvolvimento como outras áreas do Brasil e de países desenvolvidos do mundo ", que já destruíram suas florestas".