sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

general Raymundo Nonato de Cerqueira Filho é contra gays nas Forças Armadas

Todo mundo é contra os preconceitos e tabus. Porém esquecem que eles têm alguma finalidade social, caso contrário já tinham desaparecido, e aos poucos vão desaparecendo e novos se criando. Não é por acaso ou invenção de alguém individualmente. Muitas vezes são absolutamente injustificáveis. Nestes casos são parte do inconsciente coletivo, uma afronta a um suposto inimigo, guerras religiosas do passado, orgulho nacional ferido e outros interesses, muitas vezes econômicos. Ou simplesmente tabus criados por normas religiosas, que inculcam no superego o desconforto de afrontar normas sociais de conduta: moral e ética. Mas poucos se perguntam de onde surgiram, porque surgiram, em que época, que controle social visavam?
Por exemplo: A proibição que Moisés impôs ao povo judeu de não comer carne de porco, alegando que era um animal imundo aos olhos de Deus, possivelmente visava proteger a população de doenças transmitidas pelos porcos.
O preconceito racial está historicamente ligado à justificativa de exploração de uma raça sobre a outra. No tempo da escravidão se discutia a “científica” dúvida se os negros tinham alma!!!
No Ocidente, cujos superegos foram fortemente ditados pela Igreja ou pelo Protestantismo, e mesmo no Oriente em virtude de Maomé, sempre foi um tabu o homossexualismo, afinal a história do castigo de Sodoma e Gomorra, com o fogo da ira divina destruindo tudo e todos, está fortemente arraigado em nossa cultura, ainda que não tenhamos consciência da origem, ou não saibamos explicar nosso próprio preconceito.
Já na Grécia antiga era tolerado, principalmente entre filósofos, afina, seus deuses eram muito mais parecidos com os humanos, inclusive em seus defeitos, sofrendo também de ciúmes, inveja, ira, embriagues etc.
Mesmo os que criticam o tabu contra os homossexuais no Exército, no íntimo sabem que nunca será aceito, pois o Exército, como instituição fortemente ligada aos valores morais e éticos, assim como uma cultura ascética e machista, como sempre foi na história do mundo ocidental, teria que mudar radicalmente seus paradigmas. (Lembrar que em Esparta, de onde saíam os soldados gregos, o homossexualismo não era tolerado, não condizia com a honra militar, em oposição á Atenas, intelectual e política