domingo, 25 de abril de 2010

Brasileiros estão entre os mais hipertensos do mundo

  Hipertensão, doença ligada à genética e também à obesidade. O medo é do infarto, de derrame, de lesões na visão ou de problemas renais - provocados pela doença em estágio mais avançado. bons exemplos a serem destacados no Dia Nacional de Combate à Hipertensão, comemorado nesta segunda-feira. atividades de orientação para combate dessa doença crônica ocorrem hoje e amanhã.
Só para se ter uma idéia, ainda de acordo com a OMS, o brasileiro consome em média 10 gramas de sal por dia, quando o ideal é apenas 5. O consumo em excesso do cloreto de sólido é uma das principais causas da doença.
O médico nefrologista e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba, Fernando Antonio de Almeida, explica: o sal costuma “grudar” nas paredes das veias sangüíneas, o que aumenta a pressão. Porém, a herança genética é o principal fator de desenvolvimento da hipertensão. “Mas não podemos esquecer também da obesidade, da inatividade e da idade. Na verdade, tudo isso fomenta o desenvolvimento da doença”, reitera.
De acordo com Almeida, a hipertensão costuma acompanhar o envelhecimento do paciente. Ou seja, a cada ano aumenta-se o percentual de desenvolvimento da doença. “Trata-se de uma doença que é incurável e por isso deve ser acompanhada regulamente”, destaca.
O tratamento é semelhante à prevenção: atingir ou se manter no peso ideal, fazer atividades físicas e comer alimentos cada vez mais saudáveis. “Claro que nos casos mais severos é preciso unir essas recomendações à medicação”, acrescenta. Almeida também aponta para a importância de aferir a pressão regularmente: o ideal é de 12 por 8. “Acima disso já é motivo para manter-se atento ou procurar um médico. Essa doença é silenciosa”, observa.

PT-SP lança Mercadante-Marta e mantém abertura com PSB e PP

O PT de São Paulo lançou ontem as pré-candidaturas do senador Aloizio Mercadante ao governo estadual e da ex-prefeita Marta Suplicy ao Senado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que era esperado para o 17º Encontro Estadual do partido, não compareceu - enviou carta elogiando a chapa Mercadante-Marta e reafirmando sua disposição de participar da campanha. Coube à pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, apresentar os dois pré-candidatos e defender o governo federal.
No encontro, o partido repudiou uma emenda ao programa de governo que vetaria alianças com PSB e PP e abriu caminho para uma composição mais ampla para a chapa de Aloizio Mercadante e Marta Suplicy. Correligionários protestaram contra a aliança porque avaliaram que o histórico e os quadros de PSB e PP não se coadunam com o projeto do PT para a disputa ao governo do Estado e pretendia bloquear uma associação com as siglas até o 2º turno
A emenda ao projeto tratava Paulo Skaf, presidente da Fiesp e possível candidato do PSB ao governo paulista, como símbolo do neoliberalismo. Gabriel Chalita, recém filiado ao PSB e cotado para a segunda vaga ao Senado na chapa petista, ao lado de Marta, foi descrito como ‘inimigo dos professores‘ por sua atuação como secretário da educação do governo Geraldo Alckmin (PSDB).