sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Lula rebate acusação de autoritarismo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a fazer duras críticas à imprensa, rebateu acusações de autoritarismo e reafirmou seu papel de líder partidário simultâneo ao de chefe de Estado, em entrevista concedida ao portal Terra, divulgada ontem. Lula sugeriu que a imprensa 'deveria assumir categoricamente' que tem candidato e partido, deixando de 'vender uma neutralidade disfarçada'.
Questionado sobre ataques feitos anteriormente à imprensa, Lula disse duvidar 'que exista um país na face da Terra com mais liberdade de comunicação do que neste País, da parte do governo'.
'A verdade é que nós temos nove ou dez famílias que dominam toda a comunicação do País. A verdade é essa. A verdade é que você viaja pelo Brasil e você tem duas ou três famílias que são donas dos canais de televisão. E os mesmos são donos das rádios e os mesmos são donos dos jornais', disse o presidente.
Para ele, 'muita gente' não teria gostado do fato de seu governo ter distribuído os recursos para publicidade para imprensa entre vários Estados. 'Hoje, o jornalzinho do interior recebe uma parcela da publicidade do governo.' Segundo Lula, 'muitas vezes uma crítica que você recebe é tida como democrática e uma crítica que você faz é tida como antidemocrática'. 'Ou seja, como se determinados setores da imprensa estivessem acima de Deus e ninguém pudesse ser criticado.'

Colunista da Veja admite: imprensa é partido de oposição no Brasil(Lula sempre acerta)

Rio de Janeiro - O colunista e blogueiro da revista Veja Reinaldo Azevedo afirmou que a imprensa se comporta como verdadeiro partido de oposição no país. A declaração ocorreu durante o debate "A Democracia Ameaçada – Restrições à Liberdade de Expressão", promovido pelo Instituto Millenium no Clube Militar da capital fluminense, na quinta-feira (23). Ele concordou, assim, com a crítica formulada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mesmo dia, que criticou a cobertura da mídia às eleições.
Azevedo fez críticas aos partidos políticos de oposição e surpreendentemente concordou com o principal cabo eleitoral de Dilma Rousseff (PT), candidata à Presidência da República. "O Lula, quando diz que a imprensa é o verdadeiro partido de oposição no Brasil, tem razão a sua maneira porque a oposição nesse tempo foi tão mixuruca, tão despolitizada e tão vagabunda que sobrou para a imprensa, não fazer oposição, mas defender o Artigo 5º da Constituição", sustentou. "Não é que exista uma imprensa de direita para um governo de esquerda”, disse.

Colunista da Veja admite: imprensa é partido de oposição no Brasil(Lula sempre acerta)