"É compreensível que Hollywood está preocupada com o meio ambiente, mas sua visão está muito longe da nossa realidade", Ana Julia Carepa disse , referindo-se às manifestações contra a barragem envolvendo o diretor de "Avatar" e alguns membros do cast da bilheteria de filmes maiores da história.
Carepa, disse em entrevista por telefone que o Pará está firmemente empenhado em proteger o ecossistema da Amazônia e citou como exemplo um programa em que 1 bilhão de árvores sejam plantadas até 2013.
"É um objetivo igual que a ONU (Programa de Meio Ambiente) estabeleceu para todo o planeta, mas (a nossa campanha é) apenas para este estado ", Carepa disse, acrescentando que Cameron eo resto da" equipe Avatar "são convidados a aprender sobre o projecto da barragem, em primeira mão e também "ajudar a plantar árvores."
Cameron, a atriz Sigourney Weaver eo ator Joel David Moore participou recentemente em marcha em Brasília para manifestar apoio aos índios e grupos de pessoas que se opõem à construção da hidrelétrica Belo Monte estação, o que implicará a construção de um principal gigante barragem no rio Xingu -, no coração do Estado do Pará -, bem como canais de massa para o transporte de água para a usina.
críticos, unidos por brasileiros Procuradoria Geral da República e vários juízes, dizem que a represa proposta causaria "grave "danos ao ecossistema amazônico, quando as lideranças indígenas afirmam a construção irá deslocar cerca de 50.000 índios que vivem no Pará.
A hidrelétrica também terá um impacto econômico importante em uma área em que a pobreza eo desemprego galopante, afirmou Carepa.
Ela disse que a construção do projecto irá criar cerca de 18.000 diretos e 23.000 empregos indiretos, e uma vez que a barragem vem online vai ajudar a impulsionar a economia do Pará e gerar mais emprego muito.
Por exemplo, a governadora disse que a região norte do Brasil é muito rica em bauxita mas só tem exportado o mineral até agora, em vez de convertê-lo em alumínio, devido em parte à falta de um pronto fornecimento de eletricidade.
"Belo Monte permitirá Para deixar de ser apenas um exportador de matérias-primas, criará empregos e (mais) rendimentos e abrir as portas para o desenvolvimento ", disse ela.
Segundo a governadora, um estado com recursos limitados como o Pará "não pode ser condenada à pobreza e ao desemprego" e tem o mesmo direito ao desenvolvimento como outras áreas do Brasil e de países desenvolvidos do mundo ", que já destruíram suas florestas".